Os cursos de Direito da UFMS (campus Campo Grande) e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) obtiveram os melhores índices de aprovação no VII Exame de Ordem Unificado.
No curso de Direito da UFMS, a aprovação foi de 41,54% dos candidatos inscritos. No curso da UFGD, o índice é de 31,82%. As duas universidades são públicas. O curso de Direito da UEMS (campus de Dourados) alcançou 25% de aprovação e a UFMS (campus de Três Lagoas) obteve 22,95%.
Em Mato Grosso do Sul, 2.413 inscritos realizaram o Exame de Ordem, sendo aprovados 319.
A Universidade Federal de Viçosa e a Escola de Direito do Rio de Janeiro foram as instituições de ensino público e privado que obtiveram os melhores desempenhos nos índices de aprovação nacional, com 73,08% e 73,68%, respectivamente.
De 109.649 bachareis que fizeram o VII Exame de Ordem Unificado, em todo o Brasil, para se habilitarem ao exercício da advocacia, foram aprovados 16.419, conforme resultado divulgado nesta terça-feira (14). Este número representa um percentual de 14,97%.
Para a OAB/MS, não é objetivo do Exame eliminar candidatos ou limitar seu acesso à carreira, haja vista a inexistência de quantidade de vagas definidas. Determina-se um limite mínimo de desempenho e todos quantos atinjam esse limite estão aprovados e habilitados a ingressar nos quadros da OAB.
O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.
Nos últimos anos, o número de cursos de Direito no Brasil aumentou consideravelmente (de 886 em 2005 a 1.259 em 2012, segundo informações do INEP/MEC).
A lista com os aprovados pode ser conferida clicando aqui. O desempenho das Faculdades em MS pode ser conferido aqui.
Fonte: OAB/MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário